Publicidade

A Taverna Dos Mares

Viajar para a Cidade do Cabo (Cape Town) é saborear a diversidade cultural e natural. De facto, do ponto de vista cultural favorece, por um lado, o cosmopolitismo, (através da sua política de urbanismo, dos seus esforços para se tornar um símbolo da diversidade cultural e étnica, à imagem do que é a nação arco-íris) e por outro lado, um refúgio para o património histórico da África do Sul.

Fundada em 1652, geograficamente é a cidade mais austral do continente. O seu nome deve-se ao Cabo da Boa Esperança, localizado a cerca de 50 km ao sul do seu centro histórico.

Publicidade
A Taverna Dos Mares

Quando os holandeses desembarcaram na Cidade do Cabo no ano supra mencionado, a sua principal missão era fazer dela um local estratégico, um ponto de reabastecimento para as tripulações marítimas dizimadas pelo escorbuto. Mas, por uma qualquer razão, o enviado da coroa holandesa, Jan van Riebeeck, viu nessa cidade pitoresca, muito mais do que uma vasta plantação de alface e milho. O mais provável é ter sucumbido aos encantos daquela que é apelidada de Cidade Mãe. 

Ainda hoje, com as suas praias de areias brancas, ruas agitadas e uma marginal espectacular, a capital legislativa da África do Sul tem de tudo – sem mencionar as montanhas verdejantes que cercam o centro da cidade, numa topografia que lembra também a do Rio de Janeiro.

Arquitetonicamente é muito variada, com residências coloniais, tanto entre as construções modernas como também nos subúrbios, cuja arquitectura mista, ao mesmo tempo antiga e moderna, lembra-nos os antigos bairros de Nova York.

A Taverna Dos Mares

Talvez porque a cidade da Cidade do Cabo está organizada um pouco do mesmo modo, ou seja, cada bairro a tem sua alma. O distrito turístico, o distrito comercial, os bairros da elite, os bairros populares, entre outros: todos se fundem numa só massa e num só espírito na noite de Cape Town, com festas icónicas, discotecas dos mais diversos tipos e bares sui generis.

Dominada pela Table Mountain com a sua silhueta característica, Cape Town é certamente a cidade mais fascinante da África do Sul. Alguns até a consideram a cidade mais bonita do mundo. Uma cidade em expansão, cujo dinamismo impacta imediatamente quem a visita. 

Mista, cosmopolita, sempre agitada! Tanto que nos questionamos se estamos em África, na Europa ou na América, acabando por perceber que é um pouco dos três.

Dos prédios do Distrito Comercial até às casas coloridas do Distrito Malaio, o Cabo é surpreendente por causa da sua diversidade arquitetónica e do seu ecletismo cultural. 

Os municípios também são lugares a visitar. Depois de um curto passeio pela cidade, percebemos o forte contraste entre favelas e a opulência de Camps Bay, por exemplo, um bairro cuja atmosfera e lojas lembram Miami Beach.

Mas além do seu aspecto urbano, a cidade também seduz pelos seus arredores, oferecendo muitas oportunidades para excursões.

A Taverna Dos Mares

Além disso, de um ponto de vista económico, Cape Town não é assim tão dispendiosa, tendo em conta que aí a vida é muito mais barata do que na Europa e as acomodações realmente oferecem uma qualidade de serviço que não é encontrada em todos os países do mundo, e muitas vezes a preços muito vantajosos!

Digamos que de um modo geral, a Cidade Mãe procura desenvolver a ideia do cosmopolitismo pacífico. Ela incorpora negócios e turismo, natureza e artificialidade. É o lar da quintessência da história do país!

A natureza sublime serve como um paraíso, com uma mistura subtil de primores, banhados por uma luz suave que acaricia a vegetação predominantemente mediterrânica.

Em suma, a capital parlamentar do país é uma mistura de antigos e novos mundos, onde antigas casas holandesas e arranha-céus de vidro se apresentam lado a lado, e onde pode aproveitar o melhor da Culinária, de inspiração europeia mas com os melhores sabores africanos.

Com algumas das praias mais incríveis do mundo, belas montanhas, colinas de vinhedos, estradas espetaculares, incontáveis bares da moda e restaurantes elegantes, é difícil imaginar um destino mais sedutor.

Combine isso com algumas das melhores acomodações e serviços do mundo e é garantido que vai querer voltar mais uma e outra vez!

Aitsa!!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

A Taverna Dos Mares
Publicidade
Publicidade