Publicidade

3 exercícios de Pilates para acabar com as dores na coluna

A má postura quando estamos sentados, a posição em que dormimos ou até a forma como mexemos no telemóvel, tudo pode provocar problemas na coluna cervical devido à pressão feita no pescoço. E são vários os motivos que podem estar a causar as dores. Ainda assim, há formas de resolver isso e o Pilates é uma delas.

“O Pilates tem imensos benefícios físicos, mentais e ainda ajudam na prevenção e tratamento de problemas da coluna”, explicam Carolina Vieira e Tiago Rodrigues, group e master trainers da cadeia de ginásios Holmes Place. Além disso, esta modalidade é uma boa aliada da mobilidade, da força e da coordenação.

Publicidade
3 exercícios de Pilates para acabar com as dores na coluna

Porquê o Pilates? Porque é um método de alongar o corpo e fazer exercício físico ao mesmo tempo. E só precisa de utilizar o peso do próprio corpo. No fundo, movimentos bastante importantes para quem tem dores na coluna.

Assim, fizemos um mini circuito que se faz em cinco minutos e que vai ajudá-lo a acabar com as malditas dores:

Shoulder Bridge

Comece o exercício deitado de costas no colchão, joelhos dobrados e pés apoiados no chão à largura das ancas. Os braços devem estar ao longo do corpo e coluna descontraída.

Ao expirar, relaxe a mandíbula, a garganta e o esterno, enquanto move a coluna para baixo para cima. É importante fletir o cóccix até estar apoiado nos ombros.

Depois, deve inspirar quando ainda está em cima, sentindo as costelas a abrir para os lados, e expirar novamente. Quando descer, mantenhaa flexão da coluna até que esta descanse novamente no chão (na posição inicial).

Para dificultar o exercício, pode elevar uma perna para cima quando as ancas estiverem fora do colchão.

Leg Pull Front

Inicie o exercício com os quatro apoios no chão com os ombros sobre as mãos.

Depois, deve subir para a posição de prancha com o tronco apoiado pelas mãos e pés no chão. “Expire enquanto levanta uma perna em direção ao teto e estenda a anca”, explica.

O tronco deve manter-se numa posição neutra durante o exercício. Ao inspirar, a perna baixa. Depois, é só alternar.

Se preferir, pode fazer o exercício com os joelhos fletidos e apoiados no chão atrás das ancas.

Swimming

Comece numa posição neutra de barriga para baixo. Depois, coloque os braços para a frente em forma de V com os ombros, mantendo a coluna descontraída.

Deve inspirar para permitir que o abdómen se eleve suavemente do chão e expirar para afastar uma perna e o braço oposto até que estejam suspensos do chão, como na imagem acima. Depois, é só inspirar novamente para baixar o braço e a perna e repetir para o outro lado.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

3 exercícios de Pilates para acabar com as dores na coluna
Publicidade
Publicidade
Publicidade