Publicidade

Da pele à ressaca: 6 benefícios do mel

O mel está presente no nosso pequeno-almoço e também nas conhecidas receitas caseiras contra a gripe e dor de garganta. Além de saboroso, tem diversas propriedades que fazem muito bem para a saúde.

Veja alguns dos benefícios do mel que vão muito além do que imaginava:

Publicidade
Da pele à ressaca: 6 benefícios do mel

1- Hidrata a pele

O mel é uma espécie de hidratante natural para qualquer tipo de pele, desde as mais secas até às oleosas. De acordo com a dermatologista americana Patricia Farris, o efeito hidratante deve-se às moléculas de açúcar que ajudam a reter a água na pele.

2- Ajuda a suavizar os sintomas da ressaca

Quem nunca teve a famosa ressaca depois de uma noite de festa que atire a primeira pedra.

O mel poderá ajudar nestes casos. Tome-o ao pequeno-almoço da manhã do dia seguinte com chá e torradas. Cientistas do Royal Society of Chemistry, em Inglaterra, sugerem que os ingredientes presentes no mel podem ajudar a suavizar os sintomas da ressaca. Um destes ingredientes é o açúcar que ajuda o corpo a quebrar o álcool de uma forma mais efetiva.

3. Ajuda a combater o envelhecimento

Quanto mais escuro é o mel, mais antioxidantes ele contém. Os antioxidantes combatem os radicais livres e, com isso, conseguem prevenir danos das células. Ou seja, além de prevenir o envelhecimento, estas substâncias são poderosos aliados contra o câncer.

4. Excelente remédio contra a dor de garganta

Sim, sua avó estava certa o tempo todo. Beber chá ou água morna com limão misturado com mel é uma maneira antiga de aliviar a dor de garganta. O mel pode ser um supressor de tosse eficaz também.

5. Poderoso cicatrizante

Estudos revelam que o mel tem propriedades que estimulam o crescimento dos tecidos, aumento da epitelização e minimiza as cicatrizes, sendo portanto, um ótimo cicatrizante natural. O principal uso clínico do mel é ajudar no tratamento de feridas. Há até mesmo um produto à base de mel de grau farmacêutico, chamado Medihoney, que é usado para a cicatrização de feridas.

6. Antibactericida

Diversos estudos mostram que o mel tem o poder de matar bactérias, sendo efetivo até mesmos nas mais resistentes. Ele é um antimicrobial poderoso por causa das abelhas, que depositam peróxido de hidrogênio no mel enquanto sintetizam o pólen das flores.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Da pele à ressaca: 6 benefícios do mel
Publicidade
Publicidade
Publicidade