Com a correria do dia a dia, são diversos os imprevistos que atrapalham a dieta, parece ser comum que as pessoas pensem que comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não é verdade.
Organização é a palavra chave. Esta é a palavra mágica para ser saudável. Só tem de planear aquilo que vai comer ao longo do dia, tirar uma hora para cozinhar, colocar tudo em recipientes e levar para o trabalho.
Se neste momento surgiu-lhe a dúvida de que alimentos deve privilegiar, respire fundo que mais abaixo tem a resposta.
Há alimentos que deve ter sempre em casa, se quer se manter saudável, e dentre eles a nutricionista, Maria Gama, destaca os seguintes:
Flocos de aveia
Um tipo de cereal que dá imenso jeito para todas as receitas. Seja para panquecas, queques ou waffles, pode utilizar em flocos ou triturar para ficar em farinha.
Ovos
Um alimento com grande valor nutricional e muito versátil. Dá para cozer, para fazer mexido e também serve para todas as receitas de snacks que pode fazer ao longo da semana.
Atum
O atum em lata também faz parte desta lista. Segundo a especialista, é uma boa opção quando é necessário fazer um almoço ou jantar saudável rápido.
Fruta
A fruta é super fácil de transportar e, acima de tudo, uma escolha cheia de vitaminas e minerais. Por isso, não podia obviamente, faltar nesta lista.
Legumes frescos
São mesmo obrigatórios e não podem faltar em casa. Por isso, sempre que vá ao supermercado, aproveite para trazê-los.
Legumes congelados
Bem se sabe que é preferível consumir legumes frescos. Contudo, uma vez que o tempo nem sempre é suficiente para ir às compras, ter este tipo de alimentos em casa garante que tem uma solução.
Batata doce
Batata doce constitui o outro grupo de alimentos que não pode faltar nessa lista. Não se estragam de um dia para o outro e, por isso, pode ter sempre em casa.
Iogurte
Os iogurtes são práticos e muito fáceis para andarem sempre consigo, pelo que pode sempre ser uma opção de snack e lanche. Opte sempre pelos naturais.
Queijo fresco
Seja para acompanhar panquecas, ovos mexidos, fruta ou frutos secos, o queijo fresco é sempre uma opção segura.
Frutos secos e sementes
São bem práticos e cabem em qualquer lugar. Pode tê-los sempre na carteira, na gaveta do trabalho ou na mochila, para quando a fome aparecer.
Bifes de peru e frango
Sendo estas carnes mais magras e isentas de gordura saturada, conseguem diminuir o consumo de lípidos e aumentar a ingestão de proteína de alto valor biológico. Além do que, são alimentos muito fáceis de fazer e com os quais se preparam refeições rapidamente.
Peixe
Tal como bifes, peixe é muito fácil de preparar. Tanto pode grelhar como cozer. Salmão, dourada e robalo sã as principais recomendações da nutricionista.
Fonte: Nit
Texto: Ana Guerreiro