Há três coisas que nunca vão ajudá-lo a emagrecer e a manter o peso a longo prazo: passar fome, seguir dietas malucas e treinar durante três horas seguidas diariamente. O truque está em simplificar e não exagerar.
Isto não quer dizer que deva ficar à espera que aconteça um milagre. Só tem de criar hábitos saudáveis: manter uma alimentação equilibrada e variada e praticar exercício de acordo com a sua condição física, mesmo que seja apenas uma caminhada diária de 15 ou 30 minutos.
Durante a criação desta rotina, pode introduzir ajudas extra. Estamos a falar de alimentos mágicos para adicionar a chás ou infusões. Acredite ou não, este método simples pode ser bastante útil no processo de emagrecimento.
Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, há três ingredientes específicos que deve privilegiar.
1. Gengibre
Adicionar gengibre à água foi um dos métodos mais usados no mundo fit no último ano. É uma forma simples de tirar proveito da sua ação termogénica. O que é que isto quer dizer? Que é um bom aliado quando o objetivo é perder peso. Afinal, ele acelera o metabolismo e, consequentemente, queima gordura.
2. Pimenta caiena
Já não é a primeira vez que explicamos que a pimenta caiena ajuda no processo de emagrecimento, a queimar gordura e a inibir o apetite. A culpa é da capsaicina, a principal substância activa nesta especiaria, responsável pelos seus efeitos termogénicos. No entanto, além dos pratos, há outras formas de incluí-la no dia a dia. Experimente introduzi-la numa infusão para beber ao longo das horas. Basta adicionar uma colher de chá de pimenta em pó a uma chávena de água e ir bebendo.
3. Canela
“Tomar chá de canela melhora a digestão, reduz o nível do colesterol ‘mau’, estabiliza as taxas de insulina e acelera a queima de gordura.” Além disso, contém cálcio, manganês, ferro e fibras.
Tal como nos alimentos anteriores, o motivo para estar nesta lista é a sua ação termogénica. Esta especiaria aumenta a temperatura corporal e acaba por forçar o organismo a gastar energia. Consequentemente, queimam-se mais calorias e gordura.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro