Ashraf Mahrous, mais conhecido como “Kabonga”, não é somente presidente da Federação Egípcia de Lutadores Profissionais, ele é também um verdadeiro fenómeno de força física. Esta semana, o egípcio voltou a entrar para o Guinness World Records com três feitos absolutamente extraordinários.

Entre as proezas que deixaram o mundo boquiaberto, destaca-se o momento em que Kabonga puxou uma locomotiva de 2 toneladas, usando unicamente os dentes, em menos de 40 segundos. Mas não parou por aí: na estação de Ramses, no Cairo, diante de uma multidão atônita, arrastou um comboio de 279 toneladas por quase 10 metros com uma corda presa entre os dentes. Em seguida, repetiu o feito, desta vez utilizando a força dos ombros.
Kabonga também foi reconhecido nas categorias de tração de locomotiva mais pesada e tração mais rápida de um veículo rodoviário em 100 metros. Esta não é sua estreia no livro dos recordes: em 2021, já havia arrastado um camião de 15,7 toneladas com os dentes e, em 2024, engoliu 11 ovos crus em somente 30 segundos.
Surpreendentemente, para esta última apresentação, treinou somente durante 20 dias. “Kabonga tem uma força anormal”, declarou Dawlet Elnakeb, coordenador do evento.
De força bruta a fenómeno mediático, Kabonga demonstra que os limites do corpo humano podem, afinal, estar mais distantes do que pensamos.
Texto: Suzana André