Esta é uma ótima notícia para os preguiçosos. É possível queimar calorias enquanto relaxa no banho. De acordo um estudo realizado pelas universidades Nottingham Trent e Loughborough, no Reino unido, o truque está em tomar banho quente de imersão.
As conclusões, publicadas em janeiro no “Journal of Applied Physiology”, revelam que basta ficar imerso numa banheira com água a 39 graus, durante uma hora. O teste foi feito com pessoas acima do peso ideal.
Queimam-se tantas calorias porque os vasos sanguíneos dilatam-se para tentar transferir parte do calor do sangue para a atmosfera circundante. Essa mudança, então, tem impacto na pressão sanguínea. Por isso, para manter a pressão estável, a frequência cardíaca também aumenta, conforme explica Steve Faulkner, da Universidade Nottingham Trent. Consequentemente, os batimentos aceleram e o gasto calórico aumenta.
Com este tipo de banho queima-se 140 calorias em 60 minutos, ao mesmo passo que mantém níveis saudáveis de açúcar no sangue e ainda melhora a qualidade do sono.
Importa referir que, há uma alerta dos especialistas no que diz respeito a esta técnica. O banho quente de imersão não funciona como um atalho ou substituto do exercício físico. Traz apenas alguns dos seus benefícios, devendo ser visto como um complemento.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro