Manter um dieta equilibrada depende de muitos fatores: da nossa força de vontade, do acompanhamento médico, foco e, claro, dos alimentos que temos em casa. São eles que, nas quantidades certas, nos ajudam a manter a linha, além de terem os nutrientes de que precisamos para um estilo de vida saudável.
Por vezes, olhamos para uma refeição equilibrada como algo que demora muito tempo a preparar e que tem de levar um sem número de alimentos específicos. É tudo um mito. Na verdade, conseguimos fazer refeições bastante simples com ingredientes que estão todos os dias no frigorífico ou despensa.
Para que comece o quanto antes a mudar as rotinas alimentares lá de casa, juntamos quatro alimentos básicos que, bem confeccionados, ajudam a emagrecer.
Brócolos
Um grupo de cientistas da Universidade de Kanazawa, no Japão, concluiu que os brócolos têm super poderes. Devido ao sulfrano, um fitoquímico presente no alimento, ele ajuda a acabar com os vestígios de gordura rapidamente. Desde então, este legume tornou-se um dos mais famosos no mundo fit. Sabia que cerca de 12 por cento de cada 100 gramas de brócolos corresponde a fibra? Isso ajuda a evitar a absorção de gorduras e açúcares dos alimentos.
CogumelosC
“Há quem diga que os cogumelos são realmente um superalimento. Eles são de baixo valor calórico e tem um teor reduzido de gordura”, explica a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.
Contudo, há outros fatores que lhe dão este estatuto. Segundo a especialista, os cogumelos são ricos em vitaminas D e do complexo B, fósforo, potássio e selénio, o que faz deles um bom alimento para o organismo. Além disso, contêm compostos antioxidantes. E, sendo um vegetal, apresentam entre duas a três gramas de proteína por cada 100.
Gengibre
Segundo Sónia Mecedo, a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, o gengibre é rico em vitamina C, pelo que beber um chá de gengibre pode reforçar as defesas. Além disso, é um alimento termogénico. Por outras palavras, isto quer dizer que é um bom aliado quando o objetivo é perder peso. É que o gengibre acelera o metabolismo e, consequentemente, queima gordura.
O gengibre também ajuda a estimular o apetite, sobretudo se for consumido antes das refeições. No entanto, também pode ser uma boa opção para acompanhar refeições com mais gordura do que o habitual, já que ajuda no processo digestivo.
Beterraba
“Ela é rica em água, nas vitaminas B6 e C, potássio, ferro, folato, magnésio, zinco e fósforo. A sua cor caraterística deve-se à presença de betalaina, que é um pigmento de cor avermelhada”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.
Agora, vamos ao que interessa: como é que este alimento ajuda a emagrecer? Segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista” e do livro “Receitas Saudáveis para Famílias Atarefadas“, é o facto de ser um alimento baixo em calorias e rico em água que o torna no aliado perfeito na perda de peso. Além disso, a beterraba é rica em fibra. Isto quer dizer que vai ajudar a manter a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos vezes ao longo do dia.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro