Ir à manicure regularmente é um hábito adquirido pela maioria das mulheres. Mas até que ponto consegue-se diferenciar cuidados com a beleza de cuidados com a saúde das unhas?
Geralmente, a preocupação meramente estética não corresponde às boas condições das unhas. Ao longo da vida, alguns hábitos podem colocar em risco a sua estrutura e afetar até a parte estética da mesma.
Para manter as unhas bonitas e saudáveis ao mesmo tempo, confira 6 hábitos que devem ser deixados de lado o quanto antes!
- Arrancar o verniz com os dentes
Que atire a primeira pedra quem nunca tirou, ao menos uma lasquinha, de verniz com os dentes. No entanto, saiba que este hábito está longe de ser o ideal. Isso porque a unha é composta de diversas camadas finas de células, uma sobre a outra.
Ao retirar o verniz com os dentes algumas dessas camadas podem ser danificadas, comprometendo a proteção das unhas.
- Roer as unhas
O que parece ser um hábito que alivia o stress pode gerar graves consequências às unhas. A unha, a cutícula e até mesmo a pele protegem contra vírus e bactérias. Quando se roe as unhas, rompe-se essas barreiras, deixando-as expostas a esses perigos.
- Tirar a cutícula em excesso
Você já deve ter ouvido falar que o ideal é empurrar a cutícula com uma espátula e retirar só o excesso. No entanto, se ainda não adoptou este hábito é hora de pensar melhor no assunto. Ao remover toda a cutícula as unhas ficam suscetíveis a contaminações, além de ficarem fracas e deformadas.
- Ficar com a mão na água por muito tempo
A rotina de trabalho ou de cuidados com a limpeza levam muitas mulheres a ficarem mais tempo do que deveriam com a mão na água. O resultado são unhas quebradiças e frágeis, tanto por causa da água, quanto do uso de produtos químicos e detergentes, que contêm substâncias que ressecam as unhas.
A solução é fazer uso de luvas para lavar a louça ou fazer o serviço doméstico, não demorar no banho e lavar as mãos sempre com sabonete hidratante.