A vontade de comer doces está relacionada com a baixa quantidade de seratonina no organismo. Este neurotransmissor é responsável pela sensação de bem-estar e também serve para controlar o nosso humor e o apetite. A falta da hormona pode causar um comportamento compulsivo e até o aumento do desejo de comer doces e carboidratos.
Se apanhar sol com regularidade, praticar exercício e tiver uma alimentação saudável e equilibrada, é possível produzir a seratonina nos níveis adequados e ter um controlo maior das emoções. Mas se, ainda assim, for impossível resistir aos doces, a nutricionista Maria Gama, do blogue NiT “Põe-te na Linha” tem alguns truques para si.
Pode parecer complicado mas, na verdade, é bastante simples. A autora do blogue “Põe-te na Linha“ revela quatro truques para controlar de uma vez por todas a vontade de comer doces.
1. Comer bem durante o dia
Quando for jantar fora, não vá com a ideia de que precisa aproveitar tudo aquilo a que tem direito. Se mantiver a alimentação equilibrada ao longo do dia, quando chegar ao restaurante não vai estar esfomeado e pronto para comer o que estiver à mesa.
2. Comece pela sopa
Pode até achar que não, mas faz todo sentido pedir uma sopa como entrada nos restaurantes. Nem precisa de se preocupar se é feita com batatas ou não. É melhor comer sopa com batata do que rissóis, croquetes e pães, ou ficar com fome e atacar a sobremesa.
3. Comer bem ao jantar
Aproveite o jantar e escolha um bom prato. Não deixe de comer só para poder escolher uma sobremesa no final da refeição. “A minha dica é começar pela sopa e só depois o prato principal. Se fico satisfeita, é menos provável que peça uma sobremesa”, conta Maria Gama.
4. Pense antes de pedir a sobremesa
Avalie a carta de sobremesas antes de pedir. As opções são mesmo aquelas que gostaria de comer? Vale a pena ou vai comer porque está num restaurante? Além disso, é importante pensar na programação que tem durante toda a semana e se haverá outro momento especial em que será ainda mais difícil resistir aos doces.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro