É conhecido como o pão maravilha e está ja ser um sucesso em Portugal. Estamos a falar de uma versão saudável e sem glúten nem laticínios que toda a gente anda louca para experimentar. A receita é da autora do blogue “Mamã Paleo“, Ana S. Guerreiro, que começou a seguir uma alimentação paleo há uns anos e mudou a sua vida.
Além de ter perdido 17 quilos sem privações, sente-se mais saudável do que nunca. Só lhe custou deixar de comer uma coisa: pão.
Segundo Ana S. Guerreiro, que também é autora do livro “Dieta Sem Dieta”, centenas de pessoas partilharam a réplica do preparado nas redes sociais. “Pão mais pão não há” ou “o pão maravilha é mesmo maravilhoso” são alguns dos comentários que podem ler-se.
“Este pão também é vendido por muita gente um pouco por todo o País, assim como por pequenas empresas que vendem produtos paleo caseiros. E alguns restaurantes dentro do conceito também adotaram o pão”, revela.
A lista de ingredientes é longa (são 11) mas não se assuste: o modo de preparação é rápido — grande parte do trabalho fica a cargo no forno. Tome nota da famosa receita.
Do que precisa
— Uma chávena de linhaça dourada moída;
— Uma chávena de farinha de trigo sarraceno;
— Uma chávena de polvilho doce;
— Meia chávena de farinha de coco;
— Meia chávena de farinha de amêndoa;
— Quatro ovos;
— Uma chávena de água morna;
— Uma colher de sopa de vinagre;
— Uma colher de chá de fermento sem glúten ou bicarbonato de sódio;
— Três colheres de sopa de leite de amêndoa ou coco;
— Sal (a gosto).
Como se faz
Comece por misturar as farinhas e o fermento. Em seguida, bata os ovos e junte o leite, a água e o vinagre. Adicione o preparado às farinhas e mexa bem.
Entretanto, forre uma forma de bolo inglês com papel, manteiga e passe para lá a massa, que deve estar bem espessa. Coloque as sementes de sésamo por cima (ou outras a gosto). Por fim, leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante cerca de 30 minutos. Desenforme e leve ao forno durante mais dez a 15 minutos.
Dica da autora: “Ao arrefecer fica mais seco mas, se desejar que fique mais seco ainda, pode fatiar e levar ao forno mais cinco minutos.”
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro