São usadas para intensificar sabores ou, simplesmente, para dar um toque especial na decoração do prato. No entanto, as especiarias são muito mais do que isso. Assim, aqui vai: elas são ótimas aliadas das dietas.
Não são especiarias com nomes esquisitos e impossíveis de encontrar nos supermercados. Na verdade, até é bem provável que elas estejam nos armários aí de casa. Só não sabe que elas podem ajudar a acelerar o metabolismo e a queimar gordura.
E há mais uma vantagem: permitem reduzir o sal, açúcar e gordura. De acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há três bastante comuns que podem ajudar a emagrecer mais rápido.
1. Gengibre em pó
Pode ser encontrado na sua forma natural, ou seja, em raiz, mas também em pó. Independentemente da forma, o gengibre contém uma substância (o gingerol) que tem propriedades anti-inflamatórias.
“Parece acelerar o metabolismo e, consequentemente, promove a perda de peso. Uma forma simples de incluir esta especiaria na alimentação é juntá-la ao chá com um pouco de limão e hortelã, por exemplo”, sugere a especialista.
2. Cominhos
Já tem esta especiaria em casa? Saiba que os cominhos podem mesmo ser úteis para perder os quilos a mais, bem como na redução de gordura corporal e do colesterol. Segundo a nutricionista, ainda ajudam a controlar os níveis de glicémia, o que faz com que se reduza o desejo por hidratos de carbono. Por outro lado, aumentam a sensação de saciedade.
Pode usar cominhos em quase tudo, seja na carne ou em legumes salteados. Mas atenção: não abuse na quantidade, o sabor é forte e característico.
3. Canela
A canela também traz várias vantagens, incluindo ajudar a perder peso. Na verdade, ela ajuda a controlar os níveis de glicémia e pode ainda contribuir na queima de gordura abdominal. Esta especiaria pode servir para aromatizar bebidas, panquecas, papas de aveia, puré de fruta, fruta simples ou para adoçar o café e, assim, evitar a adição de açúcar. Experimente, ainda, adicioná-la ao iogurte.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro