Uma pele oleosa é a dor de cabeça de muitas mulheres, causando brilhos embaraçosos e maquilhagens muito pouco duradouras.
Poros dilatados, gordura excessiva na pele, e espinhos são fortes indicativos que a sua pele é oleosa. Para ajudá-la a equilibrar a sua pele, a makeup artist angolana, Luissandra Carvalho, dá óptimas dicas:
1- Não lave o rosto em excesso, essa prática causa o efeito rebote que está ligado ao aumento da oleosidade. Quando se está constantemente a lavar o rosto retira-se também a hidratação natural da pele e, desta forma, em forma de proteção o organismo produz ainda mais sebo cutâneo. Para evitar que isto aconteça, siga a riscas a orientação dos produtos de limpeza indicados a si pelo seu dermatologista.
2- Não use produtos que não sejam indicados ao seu tipo de pele. se o fizer pode obter efeitos indesejáveis, como por exemplo, o aparecimento de espinhos. O melhor é procurar um dermatologista e saber exatamente o que está a colocar no rosto.
3- Alimente-se de forma saudável! A falta de consumo de nutrientes e a ingestão de pouca água, também causam oleosidade, até porque alimentar-se bem é a melhor forma de manter o corpo em bom funcionamento. Deve evitar ao máximo produtos industrializados, pois contêm muito sal, açúcar e gorduras.
4- Use protetor solar. Exposição ao sol somente com a devida proteção, caso contrário vai cativar as glândulas sebáceas deixando a pele mais oleosa. Sem falar da acne solar que está ligada aos raios ultra violetas. Nunca se esqueça da aplicação e reaplicação do protetor solar, é muito importante.
5- Não passe a noite com maquilhagem. Esse hábito causa obstrução dos poros. o queproduz mais oleosidade na pele. Tenha cuidados específicos na remoção da maquiagem e hidratação da pele para que a pele se alimente de nutrientes durante a noite.