Torrado, tostado, fatiado, em carcaça ou em bolinha — o pão é o único convidado regular de casa. Embora haja a ideia de que o pão engorda, isso não é uma regra absoluta. Os hidratos de carbono complexos presentes promovem a saciedade a curto prazo, por isso, não são assim tão maus quanto parecem.
“Mas, os pães vendidos nos supermercados são geralmente compostos por conservantes e até açúcar, tornado-se menos saudáveis”, explica Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.
Restam duas soluções: deixar de comer pão às refeições ou optar por uma versão mais saudável. Opte pela segunda. Bastam cinco minutos e o forno trata do resto.
Esta receita criada pela nutricionista é de baixo teor em hidratos de carbono, pode fazer parte de dietas paleo e não tem glúten. Além disso, “para quem tem filhos intolerantes ao glúten, este pão pode ser dado a partir dos 12 meses”.
Tome nota dos ingredientes que precisa para preparar o pão de forma que pode comer sem culpa.
Ingredientes:
— 150 gramas de farinha de amêndoa;
— Duas colheres de chá de fermento;
— Quatro ovos;
— Uma colher de chá (rasa) de sal;
— 127, 5 gramas de puré de maçã;
— 55 gramas de óleo de coco;
— Três colheres de sopa de psilio.
Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus. Entretanto, misture todos os ingredientes num processador. Depois, coloque a massa numa forma forrada com papel vegetal e leve ao forno durante de 30 minutos.
Nota: o psilio é uma fibra solúvel que vai ajudar a dar elasticidade à massa, sendo fundamental nesta receita e noutras sem glúten.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro