As galerias Jahmek Contemporary Art, angolana, e Cooperfield, do Reino Unido, são as vencedoras da segunda edição do Prémio Opening, que distingue o melhor pavilhão desta secção, promovido pela Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOlisboa
No evento que aconteceu na Cordoaria Nacional, entre 16 e 19 de Maio, com participação de 71 galerias de 17 países, a galeria Jahmek foi destacada pela contribuição do artista e arquitecto Tiago Borges, para “a criação de um ambiente e de uma instalação que envolve a audiência num universo de símbolos discrepantes e emblemáticos, enquanto que a galeria Copperfield, teve mérito pela superação de uma nova abordagem, que se estende a múltiplos temas, com tradução de ideias em materiais de alta sedução”, conforme fez saber o júri.
A secção Opening é dedicada a galerias com actividade recente, com menos de sete anos de experiência. O prémio traduz-se na devolução do valor do espaço de participação na ARCOlisboa. Neste caso, o valor “será repartido pelos dois vencedores”, adiantou a organização aos órgãos de comunicação local.