Quanto tempo do seu dia reserva para se olhar no espelho? E quando visualiza a imagem refletida no mesmo, o que você vê? Uma mulher linda, com certeza, mas será que a sua pele não parece um pouco mais velha do que você realmente é? Se esse for o seu caso, é hora de reavaliar alguns dos seus cuidados diários de beleza e hábitos de vida.
O motivo? Cada escolha que faz tem um impacto na saúde e beleza da sua pele, para melhor ou para pior.
Se tem o desejo de manter a sua pele longe do envelhecimento precoce, preste atenção ao seguinte:
1. Excesso de sol
Mesmo que goste de passar algumas horas “torrando” ao sol (para se bronzear), não deveria, pois a exposição excessiva ao mesmo não é boa para a pele. Na verdade, o sol é uma das maiores razões do corpo apresentar sinais de envelhecimento de forma prematura.
2. Cigarro
Não são só os pulmões que sofrem com o vício de cigarro. De acordo com estudos médicos, as substâncias químicas existentes no cigarro danificam a elastina natural e as fibras de colagénio da pele, deixando-a flácida, enrugada e com a aparência de cansada em poucos anos.
3. Má alimentação
O que você come todos os dias afeta a função de todos os órgãos do seu corpo, incluindo o maior deles: a pele. Alimentos cheios de açúcares refinados, carboidratos e gorduras podem ter um efeito inflamatório, deixando-a oleosa, opaca e sem vida
4. Esfoliação excessiva
A esfoliação da pele é um assunto que volta e meia é abordado pelas mulheres. Deve ou não, criar o hábito de esfoliar a pele? A resposta é “sim”, mas com moderação! Ao esfoliar a sua pele diariamente, não só tira a oleosidade natural que protege corpo e rosto contra o ressecamento, como também causa rasgões nas fibras responsáveis pelo colagénio e elastina da pele. O que causa rugas em pouco tempo. O certo é esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana.
7. Stress
O nervosismo e ansiedade no trabalho, nos relacionamentos ou por outras razões, têm um impacto bastante significativo – e imediato – na pele. Quando está sob stress constante, substâncias químicas são liberadas no corpo, e causam mudanças biológicas, como o encurtamento de sessões do DNA chamados telómeros. Quanto mais curto for o telómero, mais cedo uma célula se danifica ou morre, acelerando o envelhecimento do corpo e da pele.