É sabido que não se deve acreditar em tudo que vemos nas redes sociais. Desta vez, circulam na internet, falsas histórias, testemunhos e vídeos sobre os acontecimentos na África do Sul, assim, piorando a luta contra a xenofobia.
Empresários estrangeiros sofreram os impactos de uma comunidade enfurecida de sul-africanos. No entanto, alguns indivíduos insistem em distribuir notícias falsas pelas redes sociais, o que faz com que as tensões não sejam neutralizadas.
Os moradores nigerianos do país, estão no meio de um guerra, com os seus amigos, familiares e mulheres a serem alvejadas especificamente por saqueadores. Estas notícias fizeram com que muitas figuras públicas e celebridades dessem a sua opinião em relação aos acontecimentos, mas por vezes fazendo acusações que correspondem ao que vêm nas redes sociais. Assim, dificultando a luta contra a xenofobia na África do Sul.
A tarefa é imensa: como se combate a desinformação, com públicos cada vez mais impreparados e menos informados?
Abaixo, publicamos algumas das notícias falsas que andam a circular nas redes sociais, de acordo com a Africanews:
Notícia: Estrangeiros tiveram que saltar de um prédio em chamas, depois do fogo ter sido posto por sul-africanos, Joanesburgo.
Facto: O video não foi filmado na África do Sul e sim em Surat, na Índia. Demonstra um horrível incêndio que matou vinte jovens em Maio de 2019.
Notícia: Nigerianos foram mortos na África do Sul.
Facto: A identidade dos dois jovens que foram mortos a semana passada, ainda está por ser revelada. o Governo Nigeriano declarou que nenhum nigeriano foi morto na África do Sul, a semana passada.
Notícia: Estrangeiros queimados vivos por Sul Africanos.
Facto : O vídeo abaixo foi notícia em Janeiro de 2019, o homem foi queimado vivo pela população, por ter roubado uma carteira.
Notícia: Nigerianos e Sul Africanos, estiveram envolvidos em um tiroteio.
Facto: As pessoas no vídeo que está a circular nas redes sociais, são atores.