A batata doce é um hidrato de carbono rico em fibra que ajuda a controlar o apetite. Já o cacau é rico em antioxidantes. Portanto, juntar os dois ingredientes numa única receita só pode dar bom resultado. Pelo menos, é assim que pensa a autora do blogue NiT “Mamã Paleo“.
Ana S. Guerreiro decidiu combinar os dois alimentos num bolo sem glúten nem laticínios. Esta versão também não contém adição de açúcares.
“A batata doce assada já confere um sabor bastante doce ao bolo mas, caso se sinta necessidade, pode acrescentar, por exemplo, um pouco de mel, pasta de tâmaras, açúcar de coco ou xilitol”, sugere.
Do que precisa
— Seis ovos médios;
— 320 gramas de batata doce assada;
— 120 gramas de farinha de amêndoa;
— 50 gramas de coco ralado;
— Quatro colheres de sopa de cacau cru em pó;
— Duas colheres de sopa de óleo de coco;
— Uma colher de sopa de mel ou pasta de tâmaras;
— Duas colheres de sopa de amêndoa picada;
— Uma colher de chá de fermento sem glúten para bolos;
— Uma colher de café de baunilha (vagem);
— Raspa de uma laranja média;
— Uma pitada de sal.
Cobertura
— Uma tablete de chocolate com mais 85 por cento de cacau;
— Duas colheres de leite de coco;
— Uma colher de sopa de óleo de coco.
Como se faz
Bata bem a batata doce com os ovos e, em seguida, adicione os restantes ingredientes. Misture bem. Depois, coloque a massa numa forma de silicone. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 40 minutos.
Entretanto, num tacho, com o lume no mínimo, adicione todos os ingredientes para a cobertura e vá mexendo até estar no pronto. Cubra o bolo com esta mistura e decore a gosto. Sugestão: morangos e coco ralado.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro