Entre massa e arroz, pouco ou nada se varia nos acompanhamentos. Os purés são uma forma rápida e simples de fazê-lo. É por isso que já partilhámos uma versão com courgette, outra com brócolos e desta vez temos uma receita com couve-flor.
Pode torná-lo numa espécie de papa para acompanhar pratos de carne ou de peixe. Faz-se com apenas cinco ingredientes — os restantes são opcionais.
É um ótimo substituto para quem está a retirar os hidratos das refeições. E há mais uma vantagem: como é rica em fibra, provoca uma maior sensação de saciedade. Tome nota da versão adaptada do blogue “Little Broken“.
Ingredientes:
— Uma couve-flor grande;
— Dois dentes de alho médios;
— Uma colheres de sopa de manteiga;
— Um quarto de chávena de queijo ricotta ou cottage;
— Azeite (a gosto);
— Pimenta preta e cebolinho (opcional).
Modo de preparação:
Comece por aquecer o forno a 200 graus. Tire só a parte de baixo dos alhos, mas deixe-os com a casca. Embrulhe-os bem em papel de alumínio, com um fio de azeite a regar, e leve ao forno durante dez minutos. Tire do forno, descasque e reserve.
Entretanto, lave a couve-flor, separe-a em floretes e leve a cozer em água com sal. Quando estiverem moles é sinal que estão prontas. Depois de coar pode tapar com uma toalha de linho ou com papel absorvente. A couve deve ficar o mais seca possível.
Por fim, junte numa liquidificadora a couve, o alho, o queijo e a manteiga. Tempere com sal e pimenta e triture. No final, verifique os temperos e sirva. Pode decorar com cebolinho picado.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro