A mistura de alguns alimentos pode ser muito mais eficaz (e segura) do que certas dietas. É por isso que há vários sumos que se tornam virais na Internet. Além de ajudarem a emagrecer, o método de preparação é bastante rápido: basta carregar num botão e tem tudo pronto em menos de 60 segundos.
Ao longo dos últimos meses, várias bebidas ficaram conhecidas por essa razão. Mas não só: também limpam o organismo, eliminam as toxinas acumuladas, fortalecem o sistema imunitário e até facilitam a digestão.
Um dos sumos tem umas sementes específicas como principal ingrediente: as sementes de chia. Nos últimos anos, as sementes de chia têm vindo a ganhar popularidade pela sua ajuda a nível do controlo de peso e devido aos seus benefícios para a saúde. Por exemplo, “melhoram a saúde cardiovascular, o sistema imunitário, ajudam a controlar a diabetes, melhoram a saúde óssea, a performance física e ainda previnem a obstipação e o cancro”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.
Este sumo é apenas um exemplo dos benefícios deste alimento. Tornou-se uma tendência por ser rápido de preparar, fácil de ingerir e por conter outros ingredientes bastante poderosos nutricionalmente, como o limão. Segundo a especialista, o sumo vai proporcionar mais energia, promove a desintoxicação do corpo, evita a acumulação de gordura, promove a sensação de saciedade e controla os níveis de colesterol, bem como a pressão arterial.
A receita contém uma chávena de água ou de água de coco; uma a duas colheres de sopa de sementes de chia; sumo de meio limão (ou lima); folhas de hortelã (a gosto); e mel (opcional). Na prática, coloca as sementes de molho na água de coco e deixa descansar, pelo menos, durante uma hora ou de um dia para o outro. Depois, adiciona o sumo e as folhas de hortelã e, se quiser, o mel. Deixe repousar ou beba de imediato.