As praias de França estão a ser invadidas por um espécie de “slime mortífero”. Este fenómeno não é nada menos, nada mais do que algas, que em grandes quantidades podem matar em segundos.
Duas pessoas e dezenas de animais morreram por inalação dos gases tóxicos na área, embora alguns casos ainda não foram esclarecidos.
De acordo com o “The Guardian”, seis praias foram fechadas este verão por causa do acontecimento.
“É uma vergonha este sítio estar associado com morte”, diz o ambientalista e activista, André Ollivro, que avisou ás autoridades do acontecimento.
Pilhas de algas tóxicas cobriram a costa das praias perto de Saint-Briuec. Este acontecimento é causado pelo excesso de fertilização dos campos próximos ao oceano.
O lodo, liberta gases venenosos de sulfeto de hidrogénio que podem levar à perda de consciência e paragem cardíaca. Ambientalistas, dizem que o problema piorou neste verão, devido ao clima “excepcional”, segundo a “France24”.
“O influxo de algas verdes começou muito cedo, houve poucas tempestades e junho foi um mês relativamente húmido, o que causa mais água nas áreas agrícolas, portanto mais algas verdes”, disse um porta-voz do concelho de Saint-Brieuc.