O que é melhor do que comer uma tarte ou um pudim? Juntar as duas coisas numa só receita. É essa a sugestão da autora do blogue “Mamã Paleo“, Ana S. Guerreiro. Contém nove ingredientes. Mas não se assuste: o modo de preparação é rápido.
Estamos a falar de uma versão de tarte pudim de maçã baixa em hidratos de carbono, onde não entra o glúten nem os laticínios. Pode introduzi-la na dieta sem medo, desde que não exagere nas quantidades.
Ingredientes:
— Seis gemas;
— Três ovos inteiros;
— Três maçãs médias;
— Duas colheres de sopa de canela;
— Cinco colheres de leite de coco;
— Raspa de meia vagem de baunilha;
— Uma colher de sopa de xilitol ou mel ou açúcar de coco;
— Uma pitada de sal;
— Uma colher de chá de araruta ou polvilho doce para engrossar o creme (opcional).
Modo de preparação:
Comece por forrar a tarteira com duas maçãs descascadas e cortadas em pequenos cubos. Polvilhe com a canela. Em seguida, bata muito bem os ovos, as gemas, o leite de coco, o xilitol, a pitada de sal e a baunilha (adicione a araruta caso deseje).
Verta o preparado para cima dos cubos de maçã. Decore com uma maçã laminada. Se quiser que fique mais dourada, antes de levar a tarte ao forno, polvilhe com um pouco de xilitol.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 25 minutos. Caso deixe mais tempo, o creme de ovos irá ficar mais seco e duro. Sugestão da autora: “Junte nozes e/ou amêndoas às maçãs cortadas em cubinhos, antes de verter o creme de ovos.”
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro