É normal sentir fome horas depois de jantar, quando se permanece acordado até mais tarde. Quando isto acontecer, não precisa ir dormir sem se sentir saciado.
No momento da escolha destes alimentos, há que se ter cuidado para não estragar o esforço semanal para manter a forma.
De uma coisa tenha certeza: bolos, bolachas, pãos ou alimentos altamente processados estão fora da lista dos que pode escolher para esta ocasião, pois são verdadeiros atentados à dieta.
Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, o ideal é que se opte por alimentos que facilitem o sono e, ao mesmo tempo, promovam a saciedade.
Estas são escolhas boas e saudáveis:
Banana com manteiga de amêndoa: a banana ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o sono. Além disso, é rica em vitamina b6 e magnésio, que tem um papel importante na prevenção de insónias. Ao passo que, as amêndoas são ricas em melatonina, uma hormona que regula o sono, magnésio, vitamina E e gordura saudável. Uma banana pequena barrada com uma colher de sobremesa de manteiga de amêndoa tem cerca de 150 calorias, conforme explica a especialista.
Pistácios: Uma mão cheia de pistácios é suficiente para ajudar a dormir melhor e, ao mesmo tempo gera saciedade, porque contem proteína, vitamina B6 e magnésio. Coma, no máximo, 30 gramas de pistácios e beba um chá calmante, como o de camomila.
Ovos: Rico em termos nutricionais, é um dos mais completos: rico em proteína de alto valor biológico, vitamina A, do complexo B, D e E, selénio, fósforo e zinco.
Alem disso, é fonte de triptofano, um aminoácido percursor de seretonina. Desta forma, comer ovo ao deitar vai ajudar a reduzir a ansiedade, aumentar a sensação de bem-estar e, ainda, favorecer o aumento de massa muscular. A nutricionista sugere que se coma um ovo antes de deitar.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro