O hashi (pauzinhos), usado como talheres pelos chineses e japoneses, começou a ter utilidade há 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa.
Mas depois passaram a ser usados como talheres para não queimar a mão na hora de servir e, porque acreditavam que era falta de educação fazer os convidados cortarem a comida ou se submeterem a qualquer esforço durante as refeições.
Na culinária chinesa, era uma ofensa servir um peixe inteiro na mesa, por esta razão a comida é sempre apresentada em pequenas porções e degustada com hashi. No século 7, os chineses levaram essa cultura para o Japão, que nomearam os pauzinhos de “hashi”, como é chamado até hoje.
Diz-se que o hashi é mais higiénico do que o garfo e a colher. Pode ser feito em diversos materiais, desde bambu até prata ou marfim.
Os alimentos do oriente, com exceção do macarrão, são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados pelo hashi, dispensando o uso da faca ou do grafo.