Ao longo de 2024, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reforçou a sua presença em Angola com um programa dinâmico de formações e jantares vínicos, alcançando mais de 80 profissionais do sector. A mais recente ação decorreu no dia 20 de novembro, no Epic Sana Luanda Hotel, com a presença de 20 convidados, incluindo parceiros, clientes e líderes de opinião, e contou com a participação especial do wine educator Sebastião Vemba.
“Este ano marca o regresso das ações dos vinhos do Alentejo a Angola, com o objetivo de estreitar os laços com os distribuidores e consumidores angolanos, potenciando parcerias e oportunidades de negócio sólidas,” afirmou Francisco Mateus, presidente da CVRA. Entre maio e novembro, foram promovidas duas formações e três jantares vínicos, apresentando algumas das mais emblemáticas referências da segunda maior região vitivinícola de Portugal.
Angola consolida-se como um dos mercados estratégicos para os vinhos do Alentejo, ocupando a 6.ª posição no ranking de exportação. De janeiro a setembro, foram enviados para território angolano mais de 709 mil litros de vinho, gerando um volume de negócios superior a 2,5 milhões de euros (cerca de 2,5 mil milhões de kwanzas). Para o Natal, Francisco Mateus lança o convite: “Celebrem esta época festiva com os vinhos alentejanos na mesa da consoada”.
Com vinhos caracterizados pela sua frescura, equilíbrio e intensidade, o Alentejo é um exemplo de excelência na produção de brancos, rosados, tintos, espumantes e licorosos. A CVRA, criada em 1989, continua a garantir a qualidade e autenticidade destes vinhos, levando para Angola o melhor que a região tem para oferecer. Um brinde ao futuro e à expansão dos vinhos do Alentejo no mercado angolano!
Por: Gracieth Issenguele