O médico angolano Edgar Seque apresenta no dia 10 de Setembro o mini-documentário “As Feridas de um Médico”. Este projecto de educação para a saúde procura sensibilizar a sociedade para a dimensão humana da prática médica e para a importância da empatia nos cuidados de saúde.
O documentário será apresentado na Universidade Católica de Angola (UCA), a partir das 8h30, e inclui uma mesa-redonda com especialistas do sector da saúde.

Segundo uma nota enviada à Revista Chocolate, a mini-série documental revela os bastidores da vida médica em Angola, expondo os dilemas, o desgaste emocional e o silêncio que acompanham a profissão.
Edgar Seque, médico e escritor, retrata temas como saúde mental dos médicos, empatia, humanização dos cuidados e apoio emocional dos profissionais de saúde. O trabalho divide-se nos episódios “Os Médicos Também Choram”, “Nunca Me Vou Perdoar”, “Deixe-me Morrer, Doutor”, “Onde Estás, Deus?”, “O Nando Ressuscitou”, “Cancro da Mama”, “AVC” e “Suicídio”.

O evento inclui a exibição da curta-metragem, um momento cultural com o músico Eduardo Camulandi, e a mesa-redonda “Cuidar em Angola: Entre o Dom e a Dor”, que conta com a participação de Margarida Correia, Pediatra e Directora do Hospital Pediátrico David Bernardino, Kanguimbo Ananás – Psicóloga e do promotor do projecto, o médico Edgar Seque.
Com esta iniciativa, Edgar Seque pretende abrir espaço para um diálogo construtivo entre profissionais, instituições e comunidade, reforçando a importância de políticas e práticas que cuidem de quem cuida.