Optar por uma dieta vegetariana nem sempre a torna numa pessoa mais saudável. Se a dieta vegetariana for mal planeada, pode ser tão prejudicial quanto a não vegetariana desequilibrada.
Se houver na dieta vegetariana um défice de nutrientes essenciais ou se a mesma for rica em produtos excessivamente processados( que forneçam uma quantidade maior de gordura, calorias ou sal) não é de todo uma boa opção.
Segundo a nutricionista portuguesa, Mafalda Rodrigues Almeida, “numa alimentação vegetariana é muito fácil alcançar ou até mesmo exceder o aporte ideal, pelo facto de se consumir alimentos com alta densidade energética, como frutos oleaginosos, sementes e gorduras vegetais.
Alimentos como a maior parte das bolachas, batatas fritas, cereais de chocolate ou aperitivos salgados, são considerados aptos para vegetarianos, no entanto, são também alternativas a evitar quando se quer optar por uma alimentação saudável.
Porém, o consumo equilibrado destes alimentos fornece todos os aminoácidos essenciais, sendo possível alcançar as necessidades adequadas de proteína. No que toca a ingestão de gordura, importa frisar que o tipo de ácidos ingeridos é mais importante que a quantidade.
Por: Andreia Guerreiro