Ana Dias Lourenço defende mais oportunidades para mulheres africanas e aposta na educação e liderança

Suzana André
2 leitura mínima

A Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, defendeu a criação de mais oportunidades para meninas e mulheres africanas, destacando a importância da educação, da formação em liderança e do acesso aos empregos do futuro para o desenvolvimento do continente.

A posição foi apresentada a 4 de Novembro, durante a 7.ª edição do Fórum de Mulheres Líderes, realizado em Bujumbura, no Burundi, onde participou na qualidade de vice-presidente da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD).

Na sua intervenção, Ana Dias Lourenço apelou à implementação de políticas que promovam a igualdade de género, sobretudo no combate às alterações climáticas, e ao financiamento de projectos liderados por mulheres rurais e empreendedoras.

A responsável destacou ainda a importância da cooperação entre instituições africanas e da partilha de experiências que contribuam para o desenvolvimento das comunidades.

Sob o lema «Capital Humano e o Empoderamento Feminino como Motores de Resiliência e Transformação», o fórum reuniu representantes africanos e parceiros internacionais para debater o papel das mulheres na construção de um futuro mais sustentável para África.

Este apelo internacional pela promoção do talento e da inclusão socioeconómica feminina reflecte-se igualmente em iniciativas do sector privado e financeiro angolano, patentes em fóruns onde o BAI apresenta em Madrid experiência em Obrigações Sustentáveis em Angola, destacando mecanismos concretos de inclusão e apoio directo como o Crédito Crescer Mulher, concebido para alavancar negócios geridos por lideranças femininas.

Compartilhe este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *