No passado dia 8 de novembro, o Centro de Ciência de Luanda (CCL) comemorou os 49 anos da Independência Nacional com o evento “CCL 11 de novembro: A Ciência como Promotora do Desenvolvimento Nacional”. Esta iniciativa destacou o papel da ciência e da investigação no progresso de Angola, desde 1975 até agora, e o seu potencial como pilar para o futuro.
O evento contou com a presença da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, que realçou o compromisso do Estado angolano em consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo a ciência como base para uma sociedade desenvolvida e informada.
As palestras abriram com Rosa Cruz e Silva, que abordou o valor dos símbolos nacionais na unidade e soberania de Angola. Seguiu-se o Professor Doutor João Sebastião Teta, que apresentou uma aula magna sobre a contribuição da ciência para o desenvolvimento do país, reforçando a importância da investigação científica pré e pós-independência.
No seminário, foram também destacados “Projetos Inovadores em STEAM”, apresentados por especialistas da Olhar Digital e AROTEC, demonstrando como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática são essenciais para a inovação em Angola.
O evento encerrou com uma exibição do filme “Angola: A Alma de África” e um impressionante espetáculo de videomapping na fachada do CCL, enaltecendo a rica história e cultura angolana. Para o Diretor-Geral do CCL, Diogo Morais, a iniciativa foi um sucesso, promovendo um diálogo enriquecedor sobre o papel da ciência no desenvolvimento nacional.
Por: Gracieth Issenguele