No dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que nos convida a refletir sobre o papel fundamental da mulher no desenvolvimento e transformação da sociedade. Neste contexto, as mulheres têm se destacado em diversos campos profissionais, superando desafios e quebrando barreiras, com coragem e determinação. A seguir, vamos conhecer as trajetórias de algumas mulheres que, com as suas histórias inspiradoras, demonstram o que significa ser uma mulher trabalhadora, como lidam com as dificuldades do dia a dia e o que motivam a continuar as suas jornadas de sucesso.

Para Iranilza Soares, Gestora de Tráfego na empresa Zwela Ao – Comunicação e Imagem, Lda, ser uma mulher trabalhadora em Angola é um símbolo de resiliência e força. Ela acredita que as mulheres desempenham um papel de destaque ao inspirar mudanças e conquistar espaços que antes pareciam inatingíveis.
Já Edmara Pacavira, Diretora de Gabinete do PCA do Grupo ZWELA, compartilha as suas experiências de desafios com a desorganização e contratempos no trabalho, mas reforça que o que a mantém motivada são as suas ambições e sonhos.
E, Mariana Barata, recepcionista da Alewz e estudante de Medicina, nos revela como lida com o equilíbrio entre a sua vida profissional, académica e pessoal, destacando a importância do foco e da determinação.

Para Iracelma Ribeiro, gerente de contas no Grupo Zwela, compartilha o significado de ser uma mulher trabalhadora em Angola. Para ela, ser uma mulher nesse contexto é ser protagonista na evolução da mulher no mercado de trabalho. Ela destaca que as mulheres enfrentam desafios diários, mas têm a responsabilidade de se capacitarem constantemente e de demonstrarem a sua competência em todas as áreas em que atuam. Resiliência, persistência e força são qualidades que caracterizam a mulher angolana nos dias de hoje.
Marla Pinto, também gerente de contas no Grupo Zwela, traz à tona o conceito de superação em sua trajetória profissional. Ela enfrentou desafios significativos como copywriter e gestora de conteúdos, mas foi ao transitar para gestora de projetos e Account Manager que encontrou novos obstáculos, como o cumprimento de prazos e a gestão de múltiplas tarefas. No entanto, ela se fortaleceu ao transformar esses desafios em oportunidades de crescimento. Para Marla, a motivação diária vem do desejo de alcançar novos patamares de sucesso, garantir a sua independência financeira e, acima de tudo, continuar a sua evolução tanto profissional quanto pessoal.
Essas e outras mulheres representam um retrato de perseverança e força, nos lembrando que o sucesso é construído com determinação, coragem e muito trabalho duro, sem nunca desistir, mesmo diante das dificuldades.

Por: Michela Silva, Gracieth Insenguele Suzana André
Fotos: Paixao lemba