África como berço da humanidade voltou a marcar posição com uma viragem cultural e civilizacional. A inauguração do Grande Museu Egípcio, localizado junto às Pirâmides de Gizé. A imponente obra, finalmente concluída, foi iniciada em 2005, exibe cerca de 50.000 peças, incluindo toda a colecção de tesouros do túmulo do Rei Tutankhamon
Considerada uma das maiores inaugurações culturais da actualidade, a cerimónia reuniu no sábado líderes de governos, artistas e personalidades de diferentes continentes, marcando a abertura do maior museu arqueológico do mundo dedicado à civilização egípcia, com mais de 50 mil peças históricas, incluindo a colecção completa dos tesouros de Tutancâmon, apresentada junta pela primeira vez desde 1922.

O Ministro da Cultura, Filipe Zau, representou o Presidente João Lourenço, na cerimónia oficial de inauguração do Grande Museu Egípcio, no Cairo, evento presidido pelo Chefe de Estado egípcio, Abdel-Fattah Al-Sisi.
Os convidados da cerimónia de sábado à noite foram recebidos com um espéctaculo de drones que desenharam em cima das três pirâmides e da esfinge a mensagem “boas-vindas ao país da paz”. O museu recebe os visitantes com uma imponente estátua de Ramsés II, com 11 metros de altura, e está equipado com galerias imersivas, iluminação especial, exposições de realidade virtual e ainda um museu só dedicado às crianças.

A entrada é em forma de pirâmide e a sua fachada é decorada por formas piramidais e triangulares translúcidas que se estendem até este grandioso pátio interno.
Com uma área de quase 500 mil metros quadrados, integra também um Centro Educacional, um Espaço de Artes e Ofícios, e ainda um Centro de Conservação, considerado a espinha dorsal científica da instituição, o que reforça o papel do Egipto como referência mundial na valorização do património histórico.
Turismo
O país espera agora que esta nova atracção volte a estabilizar os números do turismo, abalados desde a Primavera Árabe e os conflitos no Médio Oriente, com o museu a ter capacidade de acolher até 15 mil pessoas por dia, o que significará um aumento de cinco milhões de turistas por ano.
Após 20 anos de construção, o Grande Museu Egípcio foi inaugurado sábado e estará aberto ao público partir desta terça-feira. Tem um investimento de 1.000 milhões de dólares.




Fontes: RFI, Euro News, O Globo
Imagens: Ministério da Cultura