Leonardo Bernardo é o novo rosto do programa “Bem-Vindos”, da RTP África, em Portugal. A sua primeira reportagem foi para o ar esta quinta-feira, dia 05, assinalando oficialmente a sua estreia no canal, depois de um rigoroso processo de avaliação e aprovação conduzido pela estação televisiva.

A entrada do jovem repórter na grelha da RTP África representa não apenas um novo capítulo na sua trajectória profissional, mas também o reforço do compromisso do programa em dar visibilidade às histórias da diáspora africana, promovendo a união, a diversidade e o reconhecimento das comunidades espalhadas pelo mundo.
Em declarações à Revista Chocolate Lifestyle, Leonardo Bernardo sublinha que o processo de selecção foi encarado com naturalidade e maturidade profissional. “Para mim, este processo é normal em qualquer organização que deseja fazer melhor o seu trabalho. Já estava consciente disso, porque acredito no meu potencial profissional para qualquer desafio na minha área de actuação. Este percurso foi apenas mais uma prova de que a preparação vem muito antes da oportunidade”, afirmou.
Enquanto novo repórter do “Bem-Vindos” em território português, Leonardo destaca a importância de contar histórias que aproximem ainda mais a diáspora africana do espaço mediático da RTP África. Segundo o jornalista, o canal tem desempenhado um papel fundamental na união das comunidades, mostrando que “as coisas acontecem” quando há compromisso colectivo. “Quero, a partir de cada missão que me for dada, servir de ponte e de olhos para mostrar a realidade vivida pelos africanos: uma realidade de união, verdade e celebração, porque a africanidade vive num coração sempre alegre”, explicou.
A primeira reportagem, exibida em antena, marcou um momento simbólico e de grande responsabilidade. Leonardo confessa que, por instantes, chegou a distanciar-se emocionalmente do trabalho realizado, confiando no processo e no tempo de divulgação. Ainda assim, reconhece o peso de ser o seu cartão de apresentação ao público. “A responsabilidade foi grande, porque estava a mostrar o que posso acrescentar ao programa e a qualidade do comunicólogo angolano”, afirmou.
Determinando a marca que pretende deixar no jornalismo televisivo, Leonardo Bernardo é claro quanto ao seu propósito profissional: “Quero que, em todos os trabalhos, fique a marca do ‘eu fiz a minha parte e fiz bem’. Gostaria que falassem de mim e do meu trabalho dessa forma”. Uma estreia que promete consolidar novas vozes, novas narrativas e uma representação cada vez mais autêntica da diáspora africana na televisão pública internacional.


