Mais uma vez é exibida a película do emblemático Cine-bar e Dancing Tropical, na Ingombota, em Luanda, com a autorização do Presidente da República a despesa de 3 mil milhões de kwanzas (cerca de 3,3 milhões de dólares) para a reabilitação do Cine Tropical.

A notícia, avançada pelo Novo Jornal esta segunda-feira citando um despacho presidencial, vem na sequência de anúncios anteriores com o mesmo fito, mas nunca tendo sido realizado.
Já em 2016 o governo tinha mandado fechar a infraestrutura para obras de reabilitação e modernização e para criação de novos espaços. Nessa altura, havia a intenção de se modernizar o histórico edifício construído em 1960, para a criação de novos espaços para permitir a realização de vários eventos, nomeadamente exposições de arte e cultura, cinema, espetáculos de variedades e lançamento de obras musicais e literárias.
No ano passado o ministro da Cultura anunciou que seria para breve a reabilitação do Cine Nacional e Tropical. De acordo com Filipe Zau que com a abertura destas salas de espectáculos, os artistas vão poder ter maior acesso aos palcos e criar mais empregabilidade para a defesa da própria profissão.
O ministro da Cultura visitou, no princípio deste mês, várias obras de infraestruturas culturais incluindo o Cine Tropical do qual referiu que está projectado para se tornar um polo das danças de salão
Anteriormente designado Cine Bar, Dancing Tropical o emblemático edifício construído em 1960, época colonial, além da projeção de filmes, tinha como atividades a realização de bailes e espetáculos de outros tipos.
Para a exibição de filmes, a sua principal atividade, a sala dispunha de cerca de 700 lugares, que variavam em função da atividade e do evento a realizar.
Texto: Redacção