O rapper canadense Drake está se preparando para enfrentar a justiça num processo movido contra a Universal Music Group, relacionado à faixa “Not Like Us”, de Kendrick Lamar. A canção, lançada em maio de 2024, ganhou destaque tanto pela sua receção, tendo vencido o Grammy de Canção do Ano, quanto pelas pesadas acusações dirigidas a Drake, no auge de uma disputa pública entre os dois artistas.

Segundo a revista People, que teve acesso aos documentos do tribunal no dia 9 de abril, a equipa legal de Drake revelou que “ainda não houve nenhuma discussão sobre um possível acordo”. O caso será julgado por um júri em Nova Iorque e prevê-se que dure cerca de três semanas.

A polémica intensificou-se após a apresentação de Kendrick Lamar no intervalo do Super Bowl 2025, onde interpretou a música, embora tenha suavizado parte da letra durante a transmissão ao vivo. Mesmo assim, manteve a provocação ao rapper canadense.
O confronto entre os dois artistas tem gerado sucessivos lançamentos musicais e reações públicas e agora, poderá também ter desfecho nos tribunais.
Texto: Suzana André