Há 5 dias demos as boas vindas ao mês de Setembro, conhecido como “Setembro Amarelo”. Neste mês, as atenções ficam viradas para uma causa de grande importância: o combate ao suicídio.
Ao longo do mês, várias campanhas e projectos são realizadas em diversos países do mundo com destaque no Brasil. Com o fim de se consciencializar as pessoas sobre a prevenção do sucídio.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Durante o ano, mas principalmente nesta época, deve-se prestar atenção a quem está ao nosso redor, as pessoas que por alguma razão desconhecida optam pelo isolamento, perdem o interesse por actividades que gostavam e passam a usar com frequência frases como ‘preferia estar sozinho’ ou ‘quero desaparecer’. Estas, podem estar a necessitar de ajuda!
O suicídio tem uma grande ligação com a depressão. Por esta razão, é um gesto de humanidade e compaixão ajudar quem está a passar por esta doença. Quem deseja ajudar uma pessoa depressiva deve, antes de tudo, respeitar a sua doença, suspender todo tipo de julgamento e entender que não é apenas uma tristeza passageira, mas sim uma doença que precisa ser tratada.
Se quiser realmente ajudar no combate ao suicídio, abrace as pessoas, reserve um tempo para ouvi-las, tente compreender as causas da sua dor, o que as aflige e procure ser um exemplo positivo para as mesmas.