No âmbito do mês de consciencialização sobre a prevenção do cancro da mama, o Shopping Fortaleza organizou no passado sábado, 26 de outubro, uma Caminhada Solidária ao longo da Orla Marítima de Luanda, em parceria com a DP Pulungunza. Esta iniciativa visa sensibilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, essenciais para combater um dos principais desafios de saúde que afeta as mulheres angolanas. Segundo o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), em 2023, foram registados 312 novos casos de cancro da mama, com 23 mortes, números que reforçam a necessidade urgente de aumentar o rastreio.
A Caminhada Solidária, teve início nas instalações do Shopping Fortaleza e terminou no Porto de Luanda, convidando a população a unir-se nesta causa, promovendo não apenas a solidariedade, mas também o bem-estar físico, através de atividades como música e dança ao ar livre. O evento não foi apenas uma oportunidade de promover a saúde de forma divertida, mas também de apoiar as mulheres ao tratamento oncológico, uma vez que os participantes são incentivados a doar material médico descartável ou produtos alimentares não perecíveis para instituições de apoio.
Além da caminhada, o Shopping Fortaleza tem vindo a organizar diversos eventos durante o mês de Outubro, como workshops focados na prevenção do cancro da mama e nos cuidados com a saúde feminina. Através destas iniciativas, a instituição reafirma o seu compromisso em educar e sensibilizar a sociedade para a importância do rastreio precoce, contribuindo ativamente para a luta contra o cancro da mama em Angola.