Por: Suzana André
Com a estreia de Garota do Momento, na última segunda-feira (04), a TV Globo celebra uma nova era na sua programação. Pela primeira vez, a série de novelas das 18 horas é dominada por três protagonistas negras: Duda Santos, em Garota do Momento; Jéssica Ellen, em Volta Por Cima; e Gabz, em Mania de Você.
Nas redes sociais, a atriz Taís Araújo expressou a sua emoção ao celebrar este marco. Num texto tocante, ela refletiu sobre o impacto dessa mudança, questionando o que figuras históricas como Ruth de Souza, Léa Garcia e Chica Xavier pensariam ao ver as suas sucessoras a brilhar na televisão. “Elas certamente estariam felizes!”, afirmou Taís, destacando a importância dessas narrativas que ao longo dos anos foram conquistadas com muito esforço pela luta por uma representação mais plural da população negra.
Um estudo realizado por estudantes da USP revela a evolução do cenário: entre 1985 e 2014, 91,2% das novelas exibidas tinham protagonistas brancos. Hoje, a realidade está a mudar, refletindo um avanço significativo na representação e visibilidade das narrativas negras na televisão brasileira.