Sobremesa com arte: A receita exclusiva do Chef Júlio Roberto

Michela Silva
3 leitura mínima

Elegância, leveza e um toque cítrico marcante. O Chef Júlio (@julio.afroempreendedor), conhecido por transformar sobremesas clássicas em experiências sensoriais, apresenta com exclusividade para a Revista Chocolate a sua releitura do icónico crème brûlée: uma versão aromática e surpreendente, servida diretamente na casca do limão siciliano.

Com textura aveludada, sabor equilibrado e apresentação encantadora, essa sobremesa é a prova de que doçura e sofisticação podem (e devem) caminhar juntas. Um verdadeiro espetáculo aos olhos — e ao paladar.

Crème Brûlée de Limão Siciliano na Casca

Rendimento: 4 unidades

Tempo de preparo:** 40 minutos + refrigeração

Ingredientes

  • 4 limões sicilianos grandes (bem firmes)
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite integral
  • 4 gemas
  • 70 g de açúcar refinado
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • Açúcar demerara ou cristal para caramelizar

Modo de Preparo

1. Prepare as cascas

Corte os limões ao meio no sentido do comprimento. Com cuidado, retire a polpa mantendo as cascas intactas — elas servirão de base para o creme. Reserve.

2. Faça a infusão

Aqueça o creme de leite, o leite e as raspas de limão em fogo médio até quase ferver. Desligue, tampe e deixe descansar por 10 minutos para infundir o sabor.

3. Prepare o creme

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Coe o líquido para remover as raspas e adicione-o, aos poucos, às gemas, mexendo constantemente para não cozinhar.

4. Asse o crème brûlée

Disponha as metades de limão em uma assadeira. Preencha com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 160 °C, em banho-maria, por cerca de 25 a 30 minutos — o centro deve estar levemente firme. Deixe esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas.

5. Finalize com a clássica casquinha

Na hora de servir, polvilhe açúcar demerara sobre cada unidade e queime com maçarico até formar a tradicional crosta dourada e crocante.

Dica do Chef

“Sirva gelado, deixando a casca do limão como base – além de visualmente encantadora, ela intensifica o aroma cítrico e realça o frescor do creme. Sobremesa também é arte!”

tem vídeo para o insta

Compartilhe este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *