Os African Entertainment Awards, USA (AEAUSA) – Prémios Africanos de Entretenimento – têm reconhecido artistas africanos desde 2015. Organizados anualmente em Nova Jersey, apresentam mais de trinta prémios durante o evento de dois dias. É o único orgão que homenageia praticantes de todos os sectores da indústria em causa, incluindo entretenimento, empreendedorismo e liderança comunitária.
Para não fugir à regra, os nossos profissionais do entretenimento não podiam ficar de fora. Na categoria de “Hottest Group”, que podemos traduzir como “Grupo Mais Sexy”, a única nomeação vai para o casal maravilha YoBass. Halison Paixão e Filho do Zua, com o hit Alma Gémea, assim como Titica e Preto Show, estão nomeados para “Melhor Colaboração”. Os últimos pelas parcerias com Pablo Vittar e Davido, respectivamente. Preto Show é mesmo o artista com mais nomeações, estando também “em risco” de trazer para casa as estatuetas de “Melhor Vídeo”, onde está também Titica, de “Melhor Artista PALOP Masculino” e de “Single do Ano”. BENGA!!!
Para esta última categoria está também nomeado Matias Damásio, com a música “Teu Olhar”. O artista natural de Benguela corre igualmente para conquistar, através de votos, o prémio de “Melhor Artista PALOP” e de “Melhor Artista Masculino da África Central/Oeste”.
Para “Melhor Artista Feminino da África Central/Oeste” está nomeada a querida Yola Semedo, e faz companhia à não menos querida Edmázia, na categoria de “Melhor Artista PALOP Feminino”.
Posto isto, e verificando a predominância de músicos nacionais nesta importante cerimónia, passemos para outras áreas do mundo do entretenimento.
Os “Produtores de Risadas” Kotingo e Calado Show são os representantes angolanos na categoria de “Melhor Comediante Africano”e, para fechar em grande estilo, dois rostos que invadem a nossa casa todos os dias, Daniel Nascimento e Stela Magalhães, são os possíveis laureados na categoria de “Melhor Apresentador”.
A cerimónia realiza-se hoje nos Estados Unidos.
Orgulho nacional ou não?