Hakuna Matata!
Desde praias maravilhosas a um povo acolhedor, Zanzibar é a nossa escolha para o inspirar nesta sexta-feira.
Zanzibar é um conjunto de duas ilhas do Arquipélago de Zanzibar, localizado na costa da Tanzania, África. As duas ilhas têm o nome de “Unguja” (suaíli, a língua oficial) ou Zanzibar, e Pemba que estão separadas do continente pelo Canal de Zanzibar.
A ilha é um exemplo da “arabizarão” da costa Africana Oriental, sendo 95% da população muçulmana.
As ilhas da costa da Tanzania, tinham uma posição estratégica nas antigas rotas comerciais entre o Oceano Índico e o interior de África. Durante séculos, especiarias, marfim, minerais, escravos e muitos outros bens preciosas foram negociados ali, o que tornou Zanzibar um dos lugares mais prósperos do continente africano.
Sabia que os português governaram Zanzibar por mais de dois séculos? Pois é, mas foram expulsos pelo Sultanato de Omã, que amou as ilhas e decidiu mudar a sua corte para lá. Por esta razão ,95% da população de Zanzibar é muçulmana. “Bantu” é o nome do povo de Zanzibar, uma mistura de imigrantes de todos os cantos do mundo, como Arábias, Índia, Pérsia e até China, que se misturaram coma população local e criaram uma cultura swahili única.
Zanzibar é um país tropical por isso faz calor o ano todo, mas há que ter atenção ás chuvas, entre abril-maio e novembro deve-se evitar pois não irá aproveitar as ilhas ao todo. Por esta razão a melhor altura para ir é entre dezembro a março, considerada a “estação de seca”.