Já não é novidade que os chás funcionam como poções mágicas e que ajudam na redução do peso. Assim sendo, combinados com uma alimentação equilibrada e variada e, com a prática de exercícios físicos, vão fazer com que os resultados cheguem mais rapidamente.
De acordo a nutricionista, Bárbara Almeida de Araújo, esta bebida não só ajuda a emagrecer, como também acelera o metabolismo e, consequentemente ajuda a emagrecer.
1 Chá verde com limão
Chá verde já é ótimo e quando junta-se ao limão, deve saber melhor ainda. As catequinas presentes no chá verde ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. Já o limão, promove a sensação de saciedade e facilita a digestão.
Para preparar, deve aquecer 200 mililitros de água até levantar fervura, juntar uma colher de sopa de chá verde e sumo de meio limão. Tapa e deixa repousar durante cinco minutos. Por fim, deve coar antes de beber.
2- Chá de hortelã e pimenta
Aromático e forte, este chá combate o inchaço, a azia e a afluência. A hortelã contém cerca de 44 calorias a cada 100 gramas. Além disso, é rica em proteína, potássio, cálcio, magnésio, ferro e nas vitaminas B6 e C.
Contém ainda uma boa quantidade de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade. Já a pimenta, possui cerca de 40 calorias por cada 100 gramas. A caiena, por exemplo, contém capsaicina, uma substancia que tem propriedades termogénicas, ajudando a acelerar o metabolismo e a inibir o apetite, segundo a especialista.
Recomenda-se o uso de duas colheres de chá rasas para uma chávena de água. Deve ferver durante um minuto e deixar descansar por 5 minutos. Depois, adicione uma colher de chá de pimenta caiena em pó. Contudo, não deve exagerar na quantidade diária, beba apenas duas chávenas por dia, a seguir as refeições principais.
3- Chá de gengibre e canela
A canela contém cálcio, manganes, ferro e fibras. Além disso, é hipoglicemiante, ou seja, reduz os níveis de açúcar no sangue, o que é uma mais valia para os diabéticos. E o gengibre? É rico em vitamina B6, magnésio, cobre, potássio e outros minerais essenciais para o organismo. O gingerol, que é o composto de confere sabor picante a este alimento, é também anti-inflamatório e antioxidante. Ambos possuem uma ação termogénica. Por outras palavras aceleram o metabolismo, a queima da gordura e consequentemente, a queima de gordura e o processo de emagrecimento. Assim sendo, a mistura destes dois ingredientes dá um bom resultado.
Para prepara este chá, basta juntar uma colher de sopa de canela em pó ou dois paus de canela; e um pouco de mel.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro