Seguir uma dieta para emagrecer não tem de ser um processo doloroso. Pode continuar a provar os seus pratos favoritos, comer doces e jantar fora com os amigos. Apenas deve fazer adaptações às suas receitas e ponderar antes de escolher as refeições. Ser organizado e ter paciência são outras duas características essenciais.
Comer de três em três horas, contar calorias e ter uma enorme lista de receitas para conseguir variar são fatores igualmente importantes para alcançar resultados, é verdade. Contudo, não devem ser as suas primeiras preocupações.
Deve focar-se nas coisas mais básicas, como trabalhar numa mudança de cada vez e pensar bem antes de tomar as suas decisões alimentares.
“Já parou para pensar se, quando lhe apetece comer, se trata de fome, gula ou desejo? Também pode ser apenas sede. Ou será ansiedade ou tristeza?”, questiona a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.
Eis aqui uma lista de coisas simples que deve fazer para consiga perder peso sem sofrimento:
Comece do zero
“Diga não ao bolo do pequeno-almoço. Diga não ao pastel de nata com o café. Diga não às entradas e doces na sobremesa. Diga não aos petiscos quando chega a casa. Não deixe o pensamento ‘hoje não me apetece, vou amanhã’ tomar conta de si. E saia de casa para praticar atividade física. Além disso, nem pense em restringir a sua alimentação ao máximo durante a semana para depois deitar tudo a perder no fim de semana. Lembre-se: o truque está em manter uma alimentação saudável diariamente, fazendo disso a sua rotina”, explica à NiT Maria Gama.
Estabeleça objetivos
De acordo com a especialista, fazer alterações diárias é meio caminho. Para ajudar, pode definir objetivos. É que muitas vezes queremos tanto mudar que fazemos todas as alterações de uma vez. Mas não deve ser assim. Porquê? “Assim é mais provável que corra mal e não consiga mantê-las no futuro. Faça assim, por exemplo: esta semana bebe mais um copo de água por dia, caminha três vezes por semana e come papas de aveia em quatro pequenos-almoços. Não se esqueça: uma coisa de cada vez. Isto vai fazer toda a diferença no final.”
Pense bem nas suas decisões alimentares
“Já parou para pensar se, quando lhe apetece comer, é por fome, gula ou desejo? Também pode ser apenas sede. Ou será ansiedade ou tristeza? Nestas ocasiões, pense em alternativas para conseguir comer alguma coisa que realmente o satisfaça mas que não estrague o seu esforço. Banana com manteiga de amendoim ou maçã cozida aquecida com canela são sempre opções seguras.”
Planeie as refeições
De acordo com Maria Gama, “a alimentação saudável deve ser uma rotina e um hábito diário”. Por isso mesmo, “facilite e inclua no dia a dia os alimentos que contribuem para os seus objetivos. Encha o frigorífico de alimentos saudáveis e deixe-os à vista, prepare as suas refeições com antecedência e não faça da sua confeção um sacrifício. Para comermos de forma saudável não precisamos de gostar de cozinhar e passar horas a preparar refeições. Só temos de ser organizados.”
Guarde tempo para si
“As mudanças no nosso dia a dia são capazes de criar algum stress e ansiedade. Por isso mesmo, arranje tempo para si e proponha-se a fazer algum tipo de atividade ao seu gosto, seja dançar, participar numa aula de Pilates, passar uma hora no ginásio, caminhar ou ir correr”, sugere Maria Gama.
Passe tempo em família
“No processo de perda de peso é importante que os familiares e amigos estejam envolvidos. Desta forma, será muito mais fácil conseguir cumprir os objetivos e ter uma rotina diária saudável. Explique aos seus familiares a importância que tem para si a perda de peso e faça-lhes perceber que, com a ajuda de todos, será muito mais fácil para si”, sugere a especialista.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro