Um estudo realizado em 2001, pelo Instituto da Tecnologia de Massachusetts, MIT, revelou que os animais têm a capacidade de entrar em sono REM. Pesquisadores, usaram um eletroencefalograma (EEG) para testar as ondas cerebrais caninas durante o sono. Assim descobriram, que os cães são semelhantes aos humanos quando se trata de padrões de sono e atividade das ondas cerebrais. Como os humanos, o nosso amigo peludo, entra num estado de sono profundo, durante o qual a sua respiração torna-se mais irregular tendo movimentos oculares rápidos (REM). É durante o sono REM que ocorrem os sonhos e, muitas vezes, movimentos involuntários.
Nunca aconteceu ver o seu cão a mexer as patinhas como se estivesse a correr ou choramingar? Pois é, ele está a sonhar!
Nem todos os cães sonham o mesmo. Pesquisas sugerem que os cães pequenos sonham mais que os cães maiores. Um “Poddle” pode sonhar uma vez a cada dez minutos, enquanto um “Golden Retriever” pode sonhar apenas uma vez a cada 90 minutos. Sonhar, também parece ocorrer com mais frequência com filhotes, isso pode acontecer porque eles estão a processar grandes quantidades de experiências recém-adquiridas.
Como nenhum cãozinho contou a alguém sobre um sonho que teve , podemos apenas adivinhar. É provável que os cães sonhem de maneira semelhante a nós, repetindo atividades quotidianas que constituem na sua existência, como perseguir, brincar e comer.
Se já quiseste acordar o teu cão durante um sonho, resiste. É melhor “deixar os cães dormirem”. Os nossos amigos peludos, como os humanos, precisam de um sono ininterrupto para uma atividade mental saudável.