O pugilista americano Patrick Day morreu hoje após ter sofrido uma grave lesão cerebral durante o combate que perdeu por K.O. com o também americano Charles Conwell, no último sábado, em Chicago. Ao promotor Lou DiBella coube a árdua tarefa de ler em comunicado: “Em nome da família de Patrick, da equipa e das pessoas mais próximas a ele, estamos agradecidos pela orações, manifestações de apoio e de amor por Pat, que foram evidentes desde a sua lesão”.
Depois de ter ficado no chão durante alguns minutos, Day acabou por abandonar o ringue em estado inconsciente, tendo sido de imediato submetido a uma cirurgia cerebral. O jovem de 27 anos entrou em coma, acabando por falecer no dia de hoje.
Em sua declaração, DiBella disse que espera que a morte de Day faça com que as autoridades americanas adoptem normas de segurança mais rígidas no boxe.
Patrick é o terceiro pugilista em actividade a morrer este ano. O argentino Hugo Santillán morreu em Julho após um combate em San Nicolás, a norte de Buenos Aires. A morte de Santillán ocorreu apenas dois dias após o falecimento do russo Maxim Dadashev devido a lesões cerebrais sofridas num combate em Maryland.