A galeria de arte The Art Affair, na rua do Primeiro Congresso, na baixa da cidade, foi pequena para albergar o lançamento do gin artesanal sul-africano Inverroche, na noite de sexta-feira.
O evento queria marcar na memória dos presents, em vésperas da celebração do dia de África, a originalidade criada da fusão de uma bebida destilada com ingredientes de plantas raras oriundas da Floresta sul-africana envolta a um cenário colorido com arte contemporânea. Um apartamento pequeno transformado em arte, desde a cozinha ao WC, o visitante é impelido a apreciar e pensar no belo.

A criadora do gin, Lorna Scott, pela primeira vez em Angola, numa visita que reforça o compromisso da marca com o mercado angolano, foi anfitriã de um evento exclusivo promovido pela Pernod Ricard Angola, actual detentora da marca. Contou com convidados de referência dos sectores das bebidas espirituosas, hotelaria e lifestyle.
O gin artesanal esteve no centro de uma experiência gastronómica realizada no sábado, no restaurante Flor do Duke, em Luanda. Em parceria com o reconhecido chef angolano Helt Araújo, a iniciativa celebrou a harmonização entre o gin premium e os sabores da cozinha angolana, reunindo convidados dos sectores da gastronomia, hotelaria e empresariado nacional.

Harmonização com gastronomia
No sábado, o chef Helt Araújo criou uma proposta gastronómica original, inspirada nos perfis botânicos dos gins Inverroche Classic, Verdant e Amber. Os pratos apresentados revelaram novas possibilidades de utilização do gin como elemento sensorial e criativo na alta cozinha angolana.
“Foi uma honra criar uma experiência onde o gin deixou de ser apenas um acompanhamento para se tornar ingrediente principal da narrativa gastronómica. A Inverroche é uma marca com personalidade africana, e isso ressoa profundamente com o que defendo na minha cozinha”, afirmou Helt Araújo.
Fundada na cidade costeira de Still Bay, na África do Sul, a Inverroche é uma marca pioneira na utilização de infusões de vegetação endémica da região do Cabo.
Presente em mais de 30 países, o gin alia tradição artesanal e inovação, com infusões de vegetação endémica da região do Cabo, criando uma identidade africana marcante, gins de assinatura, que aliam tradição artesanal, inovação e responsabilidade ambiental

“O gin Inverroche nasceu do desejo de contar uma história através dos sabores. O fynbos – a vegetação – inspira-nos a criar algo verdadeiramente enraizado na herança africana, com impacto social e ambiental positivo”, afirmou Lorna Scott, durante a apresentação.

Texto: Redacção