INAPEM lança projecto para potenciar economia nas artes: RECRIA

Miguel Jose
2 leitura mínima

No âmbito das celebrações do Mês do Trabalhador, o Instituto Nacional de Apoio a Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) apresentou o RECRIA–Rede Criativa de Angola, um projecto destinado a dinamizar sectores como arte, “design”, moda, música, audiovisual e multimédia.

 O momento simbólico de lançamento ocorreu a 1 de maio, durante a 4.ª edição do Festival das Bandas, no Prova D’Art, no Miramar, Luanda, com a participação de Bráulio Augusto, Presidente do Conselho de Administração do INAPEM. Quatro grupos subiram ao palco para celebrar a criatividade angolana, Banda Weya, Banda Telestars, Banda Roxane Project e Conjunto Dizu Dietu.

 O RECRIA visa apoiar ideias e projectos culturais, formalizar empreendimentos informais e criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo criativo. Destaca-se o foco na empregabilidade de jovens e mulheres, sectores onde a economia criativa apresenta maior potencial de crescimento.

 Entre os serviços oferecidos estão a formação e capacitação profissional, apoio à criação e legalização de empresas, acesso a financiamento, mentoria especializada e oportunidades de “networking”. Estes mecanismos pretendem reduzir barreiras ao desenvolvimento e reforçar a sustentabilidade dos negócios criativos.

 Com esta iniciativa, o INAPEM ambiciona não só impulsionar a inovação e a competitividade das micro e pequenas empresas culturais em mercados nacionais e internacionais, mas também gerar emprego digno e promover um desenvolvimento económico inclusivo em Angola.

Texto: Suzana André

Compartilhe este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *