A jovem escritora Nilza Raquel, de apenas 15 anos, apresentou no sábado, na Casa da Juventude de Viana, em Luanda, a sua primeira obra literária, intitulada “O que aprendi com o Mundo”. Editado pela Sonhos no Papel, o livro mergulha na realidade dos estudantes através da poesia, numa partilha intimista das experiências e inquietações que marcam o seu percurso académico e pessoal.

Segundo o director da editora, José Pita, a obra representa “a descoberta do mundo pela ótica de uma adolescente”, que, com sensibilidade e maturidade, transforma vivências do quotidiano em versos que provocam reflexão. Apesar das aflições que o mundo impõe, Nilza defende que é possível aprender e crescer com cada adversidade.
Com um percurso escolar exemplar e uma paixão pela escrita que começou aos seis anos, Nilza encontrou um refúgio na poesia e uma ferramenta de superação. Atualmente estudante de Ciências Físicas e Biológicas no Colégio Nossa Senhora da Anunciação, assume-se pronta para inspirar outras vozes jovens a abraçarem os seus sentimentos e histórias.
“O que aprendi com o Mundo” é mais do que um livro — é o grito doce de uma geração que quer ser ouvida.
Texto: Gracieth Issenguele