Fotografo e Director cinematográfico, Peter Lindbergh morre hoje (23 de Novembro) aos 74 anos de idade.
Lindbergh, é conhecido no mundo da moda por criar o conceito de “supermodel” e introduzir uma nova forma de realismo que redefiniu os padrões de beleza. Que hoje, é referencia e influencia a vários fotografos e foto-jornalistas como Dorothea Lange, Henri Cartier-Bresson e Garry Winogrand.
Lindbergh, redefiniu os padrões de beleza na fotografia numa época em que os editoriais eram excessivamente retocados. Considerando, que existe algo que torna uma pessoa mais interessante alem da sua idade, assim fotografava os seus modelos no seu estado natural, sem praticamente maquilhagem, captando a sua essência.
Em 2014, Lindbergh disse que; “Deveria ser responsabilidade de todos os fotógrafos de hoje, libertar as mulheres, e finalmente todos nós, do terror da juventude e perfeição”.
Em 1988, Lindbergh ganhou reconhecimento internacional por ter descoberto e lançado a nova geração de modelos apresentando-as vestidas em t-shirts brancas. Um ano depois, Lindbergh fotografou as supermodels Linda Evangelista, Naomi Campbell, Tatjana Patitz, Cindy Crawford e Christy Turligton juntas, para a capa da British Vogue. Assim, oficialmente começou a nova era das supermodelos.
O seu último projecto foi ” Forces for Change” realizado com a British Vogue e a Duquesa de Sussex, Meghan Markle.
Aqui estão alguns dos trabalhos icônicos de Peter Lindbergh.