Existem dezenas de alimentos vistos como verdadeiros aliados numa dieta. No entanto, há um a que toda a gente recorre: a popular melancia. Há várias razões para isso e nós explicamos quais são.
Comecemos pela mais óbvia: 100 gramas desta fruta significam apenas 26 calorias, pelo que permite reduzir o valor energético diário ingerido.
Além disso, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, a melancia é maioritariamente rica em água (93,6 por cento), o que faz dela uma boa ajuda para controlar a fome ao longo do dia, já para não falar da hidratação. Aliás, pode dar ao corpo até 25 por cento da água que necessitamos.
Os alimentos vermelhos, nos quais se insere esta fruta, também possuem fito-químicos, como o licopeno e antocianinas, que ajudam a melhorar a nossa saúde cardiovascular, manter uma boa memória e a reduzir o risco de cancro e doenças do sistema urinário.
Mas há mais: é desintoxicante, diurética, refrescante, remineralizante, elimina impurezas da camada mais superficial da pele e reduz os gases intestinais.
Esta fruta é, ainda, uma ótima fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B e C, nutrientes essenciais que podem retardar o envelhecimento. Portanto, motivos não faltam para ser sempre solicitada nas dietas.
Fonte: Nit
Texto: Andreia Guerreiro